Simpling

Como medir resultados do Vídeo Marketing [2022]?

Publicado por
Publicado por

Simpling

Uma das maiores dúvidas de empresas que desejam implementar estratégias de comunicação com vídeo é como rastrear e visualizar o retorno de investimento (ROI) do vídeo marketing

A ideia básica de atribuir clientes a campanhas de vídeo marketing é muito semelhante a diferentes campanhas de marketing, e todos se esforçam para entender se estão obtendo retorno.

Se alguém baixar um e-book e se tornar um cliente , você poderá visualizar o e-book e saber que esta é a primeira etapa na jornada do cliente. Assistir a um vídeo não é exceção – especialmente quando você pode medir o quão bem o público concorda com ele.

O Google Analytics e muitos outros sistemas permitem que você acompanhe o comportamento dos visitantes, mesmo se você não tiver nenhuma outra informação sobre eles.

A partir do momento em que clientes em potencial consomem conteúdo em seu site, você pode monitorar o comportamento deles, armazenando para uso posterior em sua identificação durante o cadastro.

Rastreamento de clientes

A primeira coisa a fazer é integrar o conteúdo do vídeo às atividades de marketing. Se você deixar o rastreamento apenas quando os clientes se cadastratem em seu site, tudo o que eles fizeram no seu site será perdido e você perderá dados valiosos.

Dependendo da plataforma de vídeo marketing que você está usando, você pode rastrear seu público pelo número de cliques no play ou até ir mais fundo e rastrear qual parte do vídeo eles mais gostaram.

Agora que você está rastreando as visualizações no seu vídeo marketing, também pode associá-las à primeira ação que levou os compradores em potencial a assistir ao seu vídeo. Esse rastreamento é importante fazer para saber o que seu cliente em potencial estava fazendo antes de chegar ao seu site para assim iniciar um processo de compra mais formal e consistente.

Se a primeira coisa que atrai seus clientes ao seu site é um vídeo, isso é uma boa notícia. Isso significa que o conteúdo principal do funil está funcionando. Também é importante entender o que eles fazem depois de entrar no site por meio do vídeo, porque o vídeo funciona do topo até a base no funil.

Medir resultados do Vídeo Marketing

  • Visualizações

O número de visualizações que seu vídeo recebe pode não ser o indicador mais profundo de seu desempenho, mas é o primeiro sinal. Se poucas pessoas virem o material que você cria, é improvável que você crie um grande público e os influencie. 

Por outro lado, altas visualizações da página e baixa taxa de retenção, por exemplo, podem indicar que o conteúdo atraiu a atenção, mas não foi capaz de atrair espectadores e precisa de ajustes.

  • Taxa de Retenção

A taxa de retenção refere-se a quanto tempo os espectadores costumam assistir ao seu vídeo. Com uma boa thumbnail, títulos atraentes e uma estratégia de SEO bem feita, você pode atrair mais pessoas.

No entanto, se uma parcela mínima dessa audiência continua assistindo a produção depois dos primeiros segundos, há um problema. A taxa de retenção mostra a relevância e o interesse do seu conteúdo, por isso é um indicador obrigatório.

  • Taxa de reprodução

A taxa de reprodução compara o número de pessoas que reproduzem seu vídeo com o número total de visitantes da página.

Considerando que os vídeos geralmente têm um alto nível de engajamento, a maioria dos usuários que visitam sua página ou feed deve reproduzir o vídeo. Se isso não acontecer, você terá que ajustar alguns aspectos visuais , trocar o player ou o posicionamento do vídeo na página.

  • Engajamento

O engajamento leva em conta vários fatores, um deles é a taxa de retenção, que já foi mencionada. Outros fatores importantes que determinam o quanto as pessoas se envolvem com as suas produções são: comentários no vídeo, compartilhamentos e curtidas.

Também vale a pena conferir “deslike” e comentários negativos para entender de onde vem reação desfavorável e ver se você precisa tomar medidas a respeito. Porém, a falta de participação é um grande sinal de alerta, pois mostra que seu conteúdo não impressionou o público.

  • Compartilhamento

Acabamos de falar sobre o compartilhamento como uma forma de medir a participação, então por que usá-lo como um indicador separado?


Observando de forma cuidadosa, ele tem um significado maior para sua estratégia. O número de compartilhamentos pode indicar sua capacidade de viralizar conteúdo. Também permite que você tenha diferentes visões sobre quem consome seu conteúdo e ajuda a ajustar a direção de sua estratégia como um todo.

  • Taxa de cliques

A ideia de todo conteúdo é gerar conversões, e a melhor maneira de rastrear se seus vídeos estão indo bem é analisando a taxa de cliques. A taxa de cliques mostra quantas pessoas clicaram no link do seu vídeo e foram diretamente para a página de destino.

Quanto melhor a taxa de cliques, maior o poder de convencimento e venda do seu material. Antes de vincular os links não se esqueça de conferir a etapa do funil para o qual o vídeo foi feito.

  •  Taxa de replay

A taxa de replay é um bom parâmetro para medir qual conteúdo tem maior impacto na audiência. Quanto mais alta a taxa de replay mais importante é a produção para o público que a consome, de modo que assista continuamente, em vez de procurar novidades com o mesmo tipo de informação.

  • Número de inscritos

O número de inscritos é outra medida de persuasão do conteúdo. Quando você tem uma estratégia forte e coerente, é mais fácil reter usuários e fazer com que prestem atenção à sua marca regularmente. Muitas visualizações e poucos inscritos indicam que o conteúdo é superficial e não dá ao espectador motivo suficiente para voltar.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa?

Entre em contato com a Simpling agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa nas áreas de marketing e gestão estratégica.

Compartilhe a leitura

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Receba nosso conteúdo

Veja também...

Conteúdo relacionado

tendências em marketing em vídeo

Tendências de marketing em vídeo [2022]

O marketing em vídeo foi ganhando ênfase nos últimos anos, quando grandes empresas foram descobrindo o poder do audiovisual para web, implementando estratégias inovadoras e inusitadas.

por que usar tiktok ads

TikTok Ads: Por que usar?

TikTok é uma rede social cujo objetivo é produzir e compartilhar vídeos curtos sobre diversos temas, muitos dos quais eventualmente acabam viralizando na internet. Nesse sentido, a plataforma TikTok Ads visa criar anúncios que possam ser produzidos no formato de vídeos publicitários e banners.

o que é youtube ads

O que é Youtube Ads

O Youtube Ads é um serviço de mídia pago. Ao colocar anúncios em vídeos assistidos pelos usuários, as empresas têm a oportunidade de anunciar na plataforma. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode permitir que sua marca alcance pessoas com potencial para se tornarem clientes.

marketing 360º

Saiba o que é marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia concebida para dialogar com os consumidores onde quer que se encontrem de forma eficiente e integrada.

Abrir WhatsApp
📱 Fale conosco pelo WhatsApp!
Olá! 👋 Tire suas dúvidas pelo WhatsApp!