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Consultoria de marketing digital vale a pena investir

Consultoria de marketing digital: vale a pena investir? [2021]

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Entenda como funciona uma consultoria de marketing digital e se vale a pena investir no desenvolvimento de estratégias mais assertivas para alcançar melhores resultados.

Você já tem um departamento de marketing digital na sua empresa e precisa otimizar os resultados da sua equipe e melhorar a qualidade dos serviços? Ou você nem mesmo tem um setor de marketing estruturado e precisa um empurrão inicial? Contratar uma consultoria de marketing digital pode ser a melhor solução para o seu negócio para encurtar o caminho e gerar os resultados de forma mais rápida e eficiente.

Muitas empresas, sejam grandes, médias ou pequenas, estão optando pela consultoria de marketing digital. Um tipo de serviço que representa ajuda externa especializada para gerar melhores resultados com estratégias e ferramentas digitais.

O que é uma consultoria de marketing digital?​

A consultoria é um serviço especializado, no caso do marketing digital, as consultorias seguem basicamente o mesmo modelo dos demais tipos de mercado. Eles aconselham, apresentam análises, apontam falhas, entre outras ações que visam desenvolver uma estratégia eficaz que faça com que a empresa atinja os objetivos desejados por meio do digital.

É por isso que as consultas de marketing digital visam ajudar empresas de diferentes mercados e formatos a usar o digital para impulsionar os resultados , utilizando ferramentas e estratégias online para construir o crescimento da empresa contratante.

Para isso, seus formatos costumam envolver análise e diagnóstico do cenário da empresa, bem como planejamento e estruturação de um plano de ação.

Como uma consultoria de marketing digital funciona?

A ideia é que, nas consultorias de marketing digital, o olhar do especialista possa analisar e gerar um diagnóstico completo. De modo que envolva todos os setores de desenvolvimento de marketing da empresa.

Feito isso, eles apresentam as principais alterações que precisam ser feitas. Além de indicar detalhadamente o melhor caminho e as principais estratégias de marketing a seguir.

Uma boa consultoria apresentará este diagnóstico de forma detalhada e transparente. Sempre baseando sua assessoria em dados e nas principais tendências de marketing e vendas digitais do mercado , além de indicar os melhores softwares e ferramentas para apoiar este trabalho.

E, por fim, também é fato que cada consultoria tem sua própria organização e metodologia, sem regras fixas de como devem ocorrer ou durar. As boas consultorias, independentemente desses fatores, apresentam vantagens e benefícios para a estruturação geral do trabalho de marketing digital das empresas, principalmente quando esse trabalho ainda está em sua iniciação.

Consultoria de Marketing Digital - Vale a pena investir?

O marketing faz parte da estratégia de negócio​

Aqui na Simpling acreditamos que o marketing é um dos mais importantes aliados para desenvolver uma estratégia de negócio de sucesso. Por isso, buscamos fazer um alinhamento do planejamento estratégico da empresa com as estratégias de marketing, ajudando a tirar do papel os objetivos que foram pensados para a empresa.

O planejamento estratégico funciona como um plano de voo. Lá são detalhados os planos para empresa decolar, como por exemplo, para onde vamos, em quanto tempo pretendemos chegar, como vamos chegar e os eventuais percalços que podemos encontrar pelo caminho.

Já o marketing é ferramenta para tangibilizar o plano, alcançar os resultados-chave pretendidos e fazer eventuais alterações pelo caminho.

 Vantagens de contratar uma consultoria de marketing

  • Evitar erros bobos

Especialmente no início do trabalho digital, as empresas de consultoria servem para esclarecer detalhes simples de marketing digital e de inbound marketing. Em pequenas coisas, as equipes novatas geralmente cometem erros e um bom direcionamento evita perdas.

Como já dissemos, muitos dos melhores hacks são passados nessas empresas de consultoria. Portanto, sua equipe de marketing não apenas evita erros bobos mas também pode tomar medidas mais eficientes nas primeiras tentativas.

 

  • Gerar insights

Os momentos de consultoria geralmente são fases da completa imersão de sua equipe em importantes estudos e tendências de marketing digital. Esses momentos sempre dão vida a ideias e insights valiosos para promover diferentes áreas da sua comunicação online ou mesmo outras áreas da sua empresa.

A visão externa dos consultores técnicos também surge como fonte de novas ideias.

É comum se perder na análise do fluxo de dados que é gerado diariamente nas campanhas de marketing e ignorar lacunas muito importantes. Os consultores podem aproveitar essas oportunidades e ainda melhor: desenvolver medidas mais eficientes para elas.

 

  • Estratégias mais eficientes e econômicas

Os consultores especializados em marketing digital tem experiência de campo e conhecimento profundo das estratégias mais eficientes e lucrativas. Através do diagnóstico feito tanto do trabalho de marketing digital como dos demais setores da sua empresa, conseguem ver quais ações serão mais eficazes, onde e quando devem ser aplicadas.

Quais tipos de campanha são mais benéficos para o seu negócio? Qual o posicionamento que sua empresa deve ter? Qual é a melhor hora e local para lançar suas campanhas? Quais características de sua persona podem ser melhor trabalhadas na jornada de compra? Quais palavras-chave sua equipe está perdendo? Todos esses são exemplos de perguntas que uma boa consultoria de marketing digital resolverá para você e também ensinará como obter as respostas.

 

  • Ampla noção da concorrência

A Consultoria de Marketing Digital também oferece uma visão abrangente do mercado e uma noção do que sua concorrência está fazendo. Os especialistas produzem relatórios relativos a todas as ações de seus concorrentes junto com as suas. Além disso, eles mostram números do que precisa ser feito, o que precisa ser melhorado e o que pode ser cuidado.

Estratégias de benchmarking como essas são essenciais para descobrir o que seu concorrente está fazendo melhor e o que pode inspirá-lo para aumentar sua presença online e evitar que sua empresa fique para trás.

 

  • Aumentar retorno sobre o investimento

Por fim, após finalizada a consultoria e aplicadas todas as estratégias desenvolvidas pelos especialistas, você logo receberá os frutos desse trabalho. A motivação, o conhecimento, o clima de inovação que você e sua equipe sentem será o gás necessário para aproveitar o seu trabalho de marketing digital.

O que os consultores mais vendem são resultados, portanto, seu trabalho terá como objetivo trazer números positivos para sua empresa. Sua renda está diretamente ligada ao seu trabalho e principalmente à qualidade dos serviços prestados.

As consultorias de Marketing Digital são elaboradas por profissionais que concentram anos de atuação e experiência direta com o mercado, e precisam estar constantemente atualizados sobre as principais estratégias para otimizar resultados. No final, o que se espera é um retorno sobre investimento positivo.

Retorno de investimento em marketing

Como e quando contratar

Não existe um momento ideal para contratar uma consultoria de marketing digital ,dependerá muito mais das necessidades e objetivos da sua empresa.

No entanto, existem alguns fatores mínimos que devem ser levados em consideração. O mais importante é a existência de uma equipa interna, ainda que reduzida, para aplicar as estratégias traçadas na consultoria. Afinal, é preciso ter a infraestrutura básica necessária para colocar todas as ideias e conhecimentos em prática.

Além disso, é importante considerar um orçamento mínimo para investir em marketing digital. Não só para contratar o consultor, mas sobretudo para dar continuidade ao trabalho. Um bom planejamento de marketing digital pode ajudá-lo com isso.

Conforme mencionado acima, as empresas de consultoria também podem ser vistas como uma espécie de solução-chave para capacitar empresas que ainda estão construindo uma equipe interna. Eles também podem ser usados como um empurrão nas equipes antigas e trazer novas tendências e novas perspectivas.

Percebe-se que é um serviço coringa que se adapta à realidade e a visão de futuro da empresas em diversos segmentos.

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