Simpling

dicas para startup de marketing digital

6 Dicas de marketing digital para startups [2021]

Publicado por
Publicado por

Simpling

Ter um bom posicionamento na Internet é essencial para todos os tipos de empresas. No entanto, o marketing digital para startups é ainda mais necessário e primordial. Alavancar suas vendas e posicionar sua marca como uma autoridade no mercado é um dos maiores desafios que os gestores enfrentam, e o marketing digital pode ajudá-los.

O marketing digital para startups é uma ferramenta importante para expandir seus negócios de forma saudável e segura. Por meio dele, estratégias de comunicação voltadas para o alcance de resultados efetivos podem ser implementadas.

Fornecer produtos ou serviços inovadores, disruptivos e técnicos só funcionará se você atingir seu público-alvo da maneira certa. Nesse caso, o contato e o engajamento com as pessoas tornam-se cada vez mais necessários.

No entanto, para atingir esses objetivos, você precisa saber o quê, quando e como fazer essas estratégias funcionarem. Isso é o que vamos mostrar a você.

Dicas de marketing digital para startups

Analise o mercado

análise de mercado

Toda boa estratégia de marketing de uma startup começa com uma análise do mercado, ou seja, qual o segmento do seu negócio, quais são seus concorrentes, seus pontos fortes e fracos, etc. 

Para realizar esta análise, é necessário considerar algumas questões importantes:

  • Tamanho do mercado: defina claramente o seu público-alvo (idade, localização geográfica e sexo) para determinar o tamanho aproximado do seu nicho de mercado. Saber para quem você está vendendo o ajudará a desenvolver melhor seu produto ou serviço.
  • Poder de compra do mercado: pesquise a intenção de compra de seu produto ou serviço e, a seguir, desenvolva um produto que atenda plenamente às necessidades do público-alvo.
  • Concorrência: Conheça a saturação do mercado em que você está entrando, o número de concorrentes, a proposta valor de cada um deles, o preço que cobram, etc. Isso o ajudará a desenvolver produtos que sejam um diferencial de seus concorrentes.
  • Proposta de valor: É um conceito de marketing que visa transmitir um conceito claro, conciso e transparente e explicar de como um negócio pode ser relevante ao cliente.. Portanto, é muito importante criar uma proposta de valor diferenciada, ou seja, destacar seu produto ou serviço e dos seus concorrentes e estimular a curiosidade dos consumidores.

Produção de conteúdo

Uma boa oportunidade para sua startup crescer é por meio de conteúdo, mas o importante é que seja relevante, de qualidade e criativo. Atualmente, existem vários canais de produção de conteúdo, mas nem todos os canais têm a qualidade que os consumidores procuram.

Hoje, os consumidores procuram informações simples e relevantes em que possam confiar. Portanto, por meio dela, as pessoas devem interagir com a marca e sentir a credibilidade do material veiculado.

Se faça presente nas redes sociais

Independentemente do nicho da sua startup, se o foco é conseguir mais clientes e ser reconhecido no mercado, esteja nas redes sociais. Portanto, esta é uma das principais dicas de marketing digital para startups.

Agora é preciso atentar para os seguintes pontos:

  • Você não precisa visitar todas as redes sociais, somente nas que seu público se encontra.
  • Cada rede social tem suas próprias características, sendo assim, o conteúdo gerado deve ser exclusivo para cada uma delas.
  • Não basta publicar publicações ou histórias nas redes sociais, é preciso interagir com o público. Portanto, responda aos comentários, tire dúvidas e agradeça as sugestões.

Mensure os resultados

Como já mencionamos, uma das principais vantagens do marketing online sobre o marketing offline é a capacidade de analisar todas as ações realizadas. Portanto, nunca coloque esses números de lado. Em vez disso, acompanhe as taxas do seu negócio e use essas informações a seu favor.

Dessa forma você conseguirá identificar possíveis alterações em seu negócio além de encontrar insights para conteúdos ou otimizações. Além disso, você poderá consultar se um determinado investimento representa um retorno esperado.

Utilize a técnica de email marketing

Muitas vezes esquecido pelas pessoas, o email marketing ainda é muito importante na estratégia de marketing digital para Startups. Portanto, um dos motivos é que o retorno do investimento dessa estratégia online é muito alto, pois o seu investimento é baixo e você pode obter um retorno muito positivo.

Através do email marketing, você pode manter uma conversa com seus , informá-los sobre novos produtos ou serviços e enviar-lhes ofertas. Porém, é necessário criar e-mail de alta qualidade com designs diferenciados.

Veja outras dicas de sucesso para marketing por email:  

  • Os assuntos abordados precisam ser interessantes e engajador, e impossível não ser clicado
  • Escreva de maneira persuasiva, não demore a entregar o ouro
  • Crie e-mail que sejam fáceis de ler
  • Otimize seu e-mail para evitar que as as imagens não quebrem, fiquem incompletas ou distorcidas em diferentes dispositivos

SEO

No marketing digital, você pode destacar sua marca pagando por espaço ou investindo em estratégias que gerem tráfego orgânico para suas páginas. Portanto, uma delas é o SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas e operações para melhorar o ranking nos mecanismos de busca.

Seguindo alguns passos, como uso correto de palavras-chave, conteúdo de alta qualidade e tamanho adequado, layouts padrão, otimização de imagem, etc., você pode destacar sua marca nas pesquisas do Google gratuitamente.

Compartilhe a leitura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Receba nosso conteúdo

Veja também...

Conteúdo relacionado

por que usar tiktok ads

TikTok Ads: Por que usar?

TikTok é uma rede social cujo objetivo é produzir e compartilhar vídeos curtos sobre diversos temas, muitos dos quais eventualmente acabam viralizando na internet. Nesse sentido, a plataforma TikTok Ads visa criar anúncios que possam ser produzidos no formato de vídeos publicitários e banners.

o que é youtube ads

O que é Youtube Ads

O Youtube Ads é um serviço de mídia pago. Ao colocar anúncios em vídeos assistidos pelos usuários, as empresas têm a oportunidade de anunciar na plataforma. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode permitir que sua marca alcance pessoas com potencial para se tornarem clientes.

marketing 360º

Saiba o que é marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia concebida para dialogar com os consumidores onde quer que se encontrem de forma eficiente e integrada.

marketing de conteúdo

O futuro do marketing de conteúdo

Pensar no futuro do marketing de conteúdo é fundamental para otimizar os resultados da empresa. Essa estratégia de marketing muda constantemente, e a tendência é que isso continue acontecendo.