Marketing de conteúdo: entenda a importância

Se você está procurando uma maneira de alcançar seu público, é hora de aprender mais sobre marketing de conteúdo. Por meio dessa estratégia é possível atrair, engajar e consequentemente gerar mais negócios, ampliando assim sua lista de clientes e potenciais clientes.
 

Como funciona o Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo usa a estratégia de Inbound Marketing para fortalecer a fidelidade do cliente. Atrai gradualmente as pessoas de uma forma menos invasiva e sólida. Baseia-se em quatro pilares: atrair, converter, vender e encantar.
O que você quer dizer? Por meio de um conteúdo relevante atrai a pessoa para a empresa para que ela seja convencida que é a solução para o problema e compre. O pós-venda também é feito de forma que o relacionamento seja duradouro.


O que é SEM?
Search Engine Marketing (SEM) é o conjunto de técnicas que incentiva uma marca a aparecer com mais frequência no Google. É utilizado dentro do marketing de conteúdo, mas possui dois formatos: gratuito ou pago. Pode ser aplicado a empresas de diversos portes.


Conheça algumas estratégias de SEM

Searching Engine Optimization (SEO): criação de conteúdo relevante com o intuito de envolver as pessoas e influenciar no desempenho de uma ação. Os materiais são classificados com base na autoridade de domínio do site, escolha de palavra-chave, conteúdo e qualidade da página e backlinks. É gratuito, basta investir na criação de um blog (pode ser em WordPress) e alimentar com frequência utilizando as técnicas adequadas.
Links patrocinados: os links patrocinados aparecem antes dos resultados orgânicos do Google, na guia “anúncio”. É uma mídia paga, que cobra pelo número de cliques – Pay per click (PPC). O valor de cada clique varia de acordo com a concorrência das palavras-chave escolhidas. A ferramenta de publicidade mais conhecida é o Google Adwords.

 

 

Quais as vantagens de investir em marketing de conteúdo?
Quando você tem dúvidas e não conhece ninguém que possa esclarecer, o que você faz? Aposto que você pensou “procura no Google” Então você já deve imaginar o quão importante é esse mecanismo de busca ? Para se ter uma ideia, 92% das buscas no Brasil são feitas pelo Google. Portanto, você precisa estar bem posicionado.

 

Vantagens de trabalhar o Marketing de Conteúdo :

Aumente o tráfego do seu site

Em caso de dúvida, a primeira coisa que as pessoas fazem é recorrer ao Google. Independentemente de querer saber mais sobre um serviço ou produto, o Google é a sua principal fonte de informação e uma das maiores referências para contratação e compras. Portanto, é absolutamente claro que a criação de conteúdo relevante e valioso é essencial. Isso não apenas ajuda a colocá-lo na primeira página, mas também educa o mercado.

Traz visibilidade para a marca
Se você deseja fortalecer sua marca no ambiente digital, o marketing de conteúdo pode ajudá-lo. Se você continuar investindo em conteúdo, seus concorrentes ficarão sem espaço para tomarem conta do mercado..


Outro ponto positivo é o que está sendo dito sobre Brand Awarness. A produção de conteúdo ajuda a marca a se familiarizar. Consequentemente, isso aumenta a propensão para comprar. Há uma tendência de comprar ou contratar empresas frequentemente vistas.
Como resultado, o tráfego do site também aumentará. Segundo algumas pesquisas, quem cria conteúdo para blogs tem 2,2 vezes mais visitas. Além disso: se ultrapassar 13 conteúdos por mês, o número aumentará para 4,2 vezes.


Educar o mercado
Uma função importante do marketing de conteúdo é a capacidade de educar o público através do conteúdo. Produza materiais que tirem dúvidas, convencendo da importância deles. Dessa forma, o cliente comprará e conhecerá os benefícios e como utilizá-los.


Aumento do Engajamento
Quando um conteúdo valioso é gerado, o engajamento é maior.. O público crescerá atraído pela informação e, como resultado, a interação aumentará.
Isso permite um relacionamento próximo e constante com um público escolhido.


Fidelização de clientes
Assim que você conquistar seus clientes, eles ficarão com você até o fim. Portanto, faça um bom trabalho de entrega de conteúdo, cuide dele e preste um bom serviço. A melhor forma de divulgação é sempre o “boca a boca” .


Aumento de geração de leads
Quanto maior o tráfego no site, maior será a capacidade de gerar mais leads. Se você investir em uma estratégia bem pensada, com foco em resultados de longo prazo, poderá obter resultados mesmo se parar de produzir conteúdo.

 

Reduz o Custo de Aquisição do Cliente (CAC)
O Custo de Aquisição do Cliente (CAC) mede o valor investido para adquirir um novo cliente.
Ao produzir conteúdo é possível conquistar investindo um valor menor. Isso significa que as despesas são atendidas e ainda haverá um lucro maior. Considerando que quanto menor o CAC melhor, não há dúvidas sobre a necessidade de trabalhar o blog do seu site. Para isso, você precisará entregar materiais que tirem dúvidas, seja por meio de textos, vídeos, infográficos ou imagens.

 

Potencializar as vendas
As vendas devem ser uma consequência, não uma meta. É por isso que seu foco deve ser sempre produzir conteúdo relevante que irá educar o mercado e prepará-lo para a tomada de decisões.
Permite a mensuração de resultados:


Uma coisa espacialmente interessante no Marketing Digital é a capacidade de medir todos os resultados. Isso permite que os recursos não sejam gastos por nada. Assim é possível encontrar todas as informações sobre os conteúdos, leitores, acessos, páginas que geram mais vendas, conversões, etc. O que é muito positivo, porque além de economizar, existe a possibilidade de ajustar estratégias para melhorar o desempenho.


Um dos mais proeminentes nesse sentido é poder acessar as informações sobre Custo de Aquisição do Cliente (CAS). Essa métrica mostra o investimento realizado nas áreas de mercado e vendas para conquistar um novo cliente. Uma estratégia eficaz é reduzir o CAC ao máximo, oferecendo materiais educacionais. Uma dica é disponibilizar e-books gratuitos ou realizar seminários ao vivo, podcast ou webinar.

 

Como fazer o Marketing de Conteúdo?
1- Crie uma programação de conteúdo que permite manter a frequência
2- Iniciar a produção do conteúdo. Não deixe de dedicar tempo e estudo nisso. Portanto, encontre as melhores palavras-chave, crie uma boa estrutura de texto, torne-as atrativas e faça uma revisão detalhada.
3-Certifique-se de que seu texto (ou outro material) seja direcionado aos mecanismos de busca antes de postar. Se você não sabe trabalhar com SEO, entenda um pouco mais sobre otimização de sites.
4- Invista na divulgação. As pessoas usam muito o Google, mas você tem que combiná-lo com outra estratégia, como Redes Sociais. Felizmente, como mostramos, você não precisa de muito dinheiro para fazer isso. Outras opções são por email marketing e lista de transmissão.

 

Tamanho do conteúdo
Você já conhece os fundamentos da criação de conteúdo, mas agora chegamos a um tópico muito importante: o conteúdo deve ser mais denso ou mais raso?


Uma coisa é certa: as pessoas não estão acostumadas a ler. No entanto, ao pesquisar informações no Google, você precisa se certificar de que todas as questões importantes sobre o assunto são tratadas.


O que isto significa? Que você deve criar um conteúdo completo e informativo, independente do tamanho. E se ficar muito comprido, você pode contar com imagens, vídeos, infográficos e outros conteúdos visuais para facilitar a comunicação e não cansar o leitor.


Outra dica é sempre ‘digitalizar’ o texto antes de postar. Ou seja, olhe para baixo, mesmo sem ler, para entender se é visualmente atraente. Além das listas acima, adicione listas, palavras em negrito e itálico, marcadores , frases e parágrafos mais curtos.

 

 

Dicas para trabalhar o Marketing de Conteúdo

  • Foque no desejo do seu público-alvo
  • Procure esclarecer dúvidas ou ensinar algo
  • Veja a venda como consequência e não como objetivo
 

Como deve ser feito o planejamento do marketing de conteúdo?

Como já deixamos claro várias vezes ao longo deste artigo, para obter resultados positivos com o marketing de conteúdo você precisa ter uma estratégia. E nada melhor do que pensar e estruturar isso por meio de um planejamento detalhado.

 

O que você precisa fazer para planejar:

  • Defina objetivos – reconhecimento de marca, gerar venda, diminuir custo por venda…

  • Defina a persona

  • Escolha temas

  • Escolha pauta

  • Selecione uma palavra-chave principal e algumas secundárias

  • Pense na linguagem

  • Defina o tipo de comunicação visual – fotos, vídeos, gráficos e infográficos
 

Aprenda a definir a persona

Muitas pessoas confundem a persona com o público-alvo. Você precisa aprender a se diferenciar se quiser ter sucesso. O público alvo é baseado no grupo demográfico que você deseja atingir, enquanto a persona é uma descrição semi-fictícia do cliente ideal.
Para construir uma persona, você precisa escolher as principais características de seus melhores clientes tendo em mente os seguintes pontos:

  • Idade
  • Profissão
  • Rotina
  • Hobby
  • Salário base
  • Costumes
  • Tem filhos?

Sabendo todos esses detalhes, você pode elaborar uma ação mais certeira.

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