A Importância do Marketing de Contéudo para escalar sua empresa

Todas as empresas buscam um crescimento saudável. Em muitos cenários, o crescimento da demanda não está apenas impulsionando as vendas.

Imagine um desenvolvedor de software que não está pronto para aumentar as vendas de licenças porque não pode expandir suas operações de back office, mas ainda não é bem conhecido no mercado. Nesse caso, é importante investir primeiro no reconhecimento da marca , ou seja, construir a reputação da marca , antes de aumentar as vendas.


Independentemente do propósito da empresa, o marketing de conteúdo é uma parte essencial tanto da marca quanto da escalabilidade. A premissa do marketing de conteúdo não é apenas a geração de conteúdo para alimentar um blog corporativo, mas o entendimento profundo do público, desenhar as personas e o estudo de suas jornadas de compras, e então a criação de conteúdo que naturalmente faz parte da jornada dessa persona e em vários formatos, como vídeos, podcasts.

 

Tomando o exemplo do desenvolvedor de software, precisamos saber muito além da idade, sexo e poder de compra do público-alvo para construir um relacionamento próximo e duradouro. É necessário compreender os diferentes perfis das pessoas que compõem este público, o que procuram nas horas vagas, características da sua personalidade etc..


Com essas informações você poderá entender o que essas pessoas procuram na Internet e utilizá-las para estruturar uma estratégia de criação de conteúdo que atenda às necessidades da marca.


Ao consumir conteúdo, o consumidor passa pelo chamado funil de vendas. O funil é dividido em quatro etapas principais relacionadas ao tipo de conteúdo que procuram a cada momento para tomar uma decisão de compra. São elas:

  • Topo do funil, caracterizado quando o consumidor potencial está aprendendo e descobrindo um problema;
  • Meio do funil, quando a pessoa já vê o problema;
  • Meio para fundo de funil, onde o gestor já conheceu diferentes soluções para o problema que tinha identificado e procurava mais sobre elas;
  • Na parte inferior do funil, onde mora a decisão de compra.
 

Vantagens do Marketing de Contéudo

Uma das maiores vantagens do Marketing de Conteúdo é que, além de bastante abrangente e versátil, também é acessível. A metodologia pode e deve ser utilizada por empresas de todos os portes e de diversos segmentos. Com as adaptações necessárias, é possível criar um conteúdo atraente para pequenas confecções que possuem um e-commerce direcionado ao público B2C e também para empresas que possuem compras B2B complexas.


Com a criação de uma estratégia adaptada para a empresa, avaliando seus objetivos, tempo no mercado, maturidade de mercado, é possível definir, por exemplo, em quais dessas etapas focar na oferta de conteúdo e se a produção de conteúdo pode ser internalizada ou deve ser atribuída a uma empresa especializada.

 

 

Outra grande vantagem é que, por meio do Inbound, a equipe de vendas prepara o direcionamento para a abordagem, com maior propensão para um fechamento, complementando assim a estratégia de prospecção ativa mais comum.
Por exemplo, vamos voltar ao caso do desenvolvedor de software:


No topo do funil, os conteúdos são relacionados à tecnologia, universo em que a marca está inserida. Assim podemos, por exemplo, oferecer vídeos e posts com dicas de estilo.


Assim, os interessados em tecnologia acabarão acessando o conteúdo dessa marca, embora ainda não conheçam ou estejam pensando em comprar uma peça comercializada por ela;


No meio do funil, o conteúdo tem um nível de detalhe mais alto. Neste ponto, é possível introduzir posts com conselhos para problemas específicos da área de TI, por exemplo. Dessa forma, aumentamos as chances de atrair futuramente pessoas que se interessarão pelo software da empresa;


Do meio para o fundo do funil, a pessoa já identificou um problema que ela tem relacionado ao produto vendido pela empresa que gera o conteúdo que ela vem consumindo. Portanto, postagens sobre problemas, mas ainda mais assertivas, são essenciais para levar a liderança até o fundo do funil, ou seja, para a decisão de compra!


Finalmente chegamos ao fundo do funil. Neste momento, é uma boa pedida oferecer conteúdos relacionados à execução das soluções, testes de uso de software livre. Conforme dito anteriormente, os leads daquele momento podem ser repassados para a equipe de vendas. Ou seja, quando se trata de oferecer teste de uso, é importante solicitar alguns dados de contato e ter uma estratégia de direcionamento.

O trabalho de marketing não termina aí: não é suficiente só atrair leads e construir um vínculo com os clientes, mas garantir que seja mantido. Os esforços para manter a proximidade com clientes potenciais e clientes em diferentes estágios do funil fazem parte do que é chamado de nutrição de leads. Para isso, você pode investir em mídias sociais com o SAC 2. 0 , social listening e e-mails marketing. A lista de possibilidades é enorme e consequentemente de oportunidades também! 

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