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Existe um plano de marketing digital pronto?

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Será que existe um plano de marketing pronto, que eu possa importar para o meu negócio? Descubra se isso pode ser feito e quais as opções você tem para melhorar o marketing da sua empresa.

Já não é novidade para ninguém que o mundo vive uma era cada vez mais digital e que a tecnologia é protagonista na grande maioria dos segmentos de uma sociedade. O marketing é sem dúvida um desses segmentos, e mesmo nesses momentos de crise global como a que vivemos por causa da pandemia de Covid-19, o coronavírus, não podem mudar esse cenário.
 

Pelo contrário, o digital tornou-se ainda mais importante neste contexto. Mas ,afinal , existe um plano de marketing digital preparado para essas situações, por exemplo? Algumas das estratégias que compõem o planejamento digital de uma empresa precisam ser alteradas e reconsideradas para se obter os melhores resultados possíveis em momentos delicados como este. No entanto, o plano mais geral para organizar serviços de marketing digital deve ser bem elaborado no momento em que este contexto tumultuado entrar em vigor. Por todas essas razões, primeiro abordaremos o estágio mais básico do processo até os detalhes de um período de crise.

 

O que é o planejamento digital de uma empresa?

Realizar e atualizar um planejamento digital eficaz significa mapear e reatribuir estrategicamente todas as atividades que ocorrem digitalmente, como vendas, canais de comunicação e marketing. Existem muitos dados que podem ser usados para agilizar o rastreamento de resultados e ajudar a atender a essa demanda cada vez mais crítica.

O número de pessoas com acesso à Internet e a crescente utilização de funcionalidades digitais que permitiram a implementação quase generalizada de novos hábitos estão a revolucionar a economia e a relação entre as marcas e os seus consumidores.
Além disso, nesses momentos de grande dificuldade e únicos, como a pandemia do coronavírus ,servem parar fortalecer a liderança tecnológica no mundo em que vivemos.

Dada a necessidade de isolamento social e distanciamento físico, os canais digitais têm sido heróis para a maioria das empresas e, consequentemente, para os consumidores e para a manutenção do fluxo comercial da comunidade.

Como você pode imaginar, um componente estratégico essencial como esse não pode ser reduzido à implementação de um plano de marketing digital pronto para uso. Por mais que sejam boas as diretrizes, o planejamento dos serviços de marketing digital deve levar em consideração as particularidades do negócio em questão e se adaptar profissionalmente a essa realidade, pois encontrar a melhor posição no mundo online exige mais do que entender a teoria de publicidade online.

 

Afinal, como fazer um plano de marketing digital para realizar propaganda na internet?

Um planejamento que preza pela qualidade deve avaliar criteriosamente suas ações e adequar os serviços de marketing digital de forma a cumprir metas e prazos bem definidos e alinhados a esses objetivos.

Justamente para isso preparamos um passo a passo que não é um plano mágico de marketing digital pronto, mas que é útil para apresentar os principais parâmetros que devem ser lembrados na hora de desenhar este tipo de estratégia.

 

Pesquisa de mercado e público alvo

É quase óbvio dizer que esta fase do processo é muito importante e que precisa receber atenção especial dos responsáveis. É neste momento que a equipe vai entender as particularidades do seu público-alvo online e como se encaixar no mercado digital.

 

Criação de personas

Alguns dos principais erros no planejamento digital são devidos à falta de confiabilidade na identificação do público-alvo. A criação de personas funciona como uma definição do perfil dos potenciais consumidores de um produto e é baseada principalmente em dados importantes que podem ser obtidos em plataformas analíticas como o Google Analytics.

As personas são a base para a escolha do tom de voz e são um ótimo exemplo de por que um plano de marketing digital pronto é insuficiente se não se adequa ao contexto específico daquela marca.

 

Estudo de concorrência

Não menos importante é o estudo da concorrência, que deve agregar os concorrentes offline já conhecidos aos concorrentes do mercado digital que nem sempre serão os mesmos. Além desse registro, o estudo da concorrência também deve revelar as principais estratégias utilizadas, os serviços de marketing digital que essas marcas desfrutam e suas principais ineficiências no processo como um todo.

 

Análise da jornada do cliente, das oportunidades e fraquezas

Para ter sucesso na publicidade na internet, é preciso ter em mente a jornada do cliente e, portanto, as melhores oportunidades de conquistar e reter o consumidor potencial a partir do caminho que este percorre. Também é importante ser frio o suficiente para identificar suas próprias fraquezas e atrasos, a fim de atingir os objetivos que estabeleceu para si mesmo.

 

Jornada do cliente

Resumindo, trata-se de entender onde esse cliente costuma chegar até seu produto, por que precisa dele e o que pode ser feito para tornar sua jornada mais agradável e bem-sucedida, com ênfase na fidelidade do cliente.

 

Principais oportunidades para chegar até o cliente

Com a jornada do cliente em mente, o esboço de um plano de marketing digital pronto para usar indica as melhores lacunas para se conectar com o consumidor em potencial e as melhores maneiras de resolver suas necessidades da maneira mais rápida e eficiente possível.

 

Identificação das fraquezas

Funciona da mesma forma, você pode determinar quais são as maiores dificuldades em alcançar sua persona. Pode ser o valor do seu produto, o fator regional, a presença de um concorrente muito forte ou qualquer outro fator que pode tirar sua marca de um destino feliz na jornada do cliente.

 

Definição de metas, objetivos e do plano de ação

O fato de metas bem definidas e um plano de execução com prazos inteligentes trabalham intensamente para o sucesso de qualquer planejamento , não é? Com o planejamento digital, portanto, não é diferente!

 

Monitoramento dos resultados

Simplesmente não há um plano de marketing digital pronto antes de você definir como os resultados serão medidos. Não é possível saber se alguma estratégia de publicidade online funciona sem uma boa escolha de métricas e sem um monitoramento eficaz dos resultados das ações realizadas. Mas como você faz isso?

 

Definição de KPI’s

Traduzido para o português, a sigla KPI, significa indicadores chave de performance, ou seja, as métricas representam os dados mais importantes para monitorar os resultados de uma campanha de marketing.

Os KPIs estão intimamente relacionados com os objetivos traçados no planejamento digital e também são utilizados para medir dois tipos de resultados: o de performance e o desempenho dos elementos internos ao processo, permitindo que a estratégia de monitoramento seja refletida e esteja sempre atualizada.

 

Reuniões periódicas

Em meio a esse mar de inovações tecnológicas, também podemos destacar o grande valor das tradicionais reuniões periódicas entre gestores sobre o plano de marketing digital pronto de uma empresa. A troca de experiências e feedbacks é essencial para uma análise coerente dos números monitorados.

 

Criação de relatórios

Outro elemento já conhecido e que continua a desempenhar um papel importante na medição dos resultados é o relatório: este documento facilita a visualização e compartilhamento seguro das conclusões obtidas após as ações de marketing, além de constituir um registro que é decisivo para o histórico de gerenciamento da empresa.

Certamente, a principal função de monitorar os resultados obtidos é fornecer uma base argumentativa para o direcionamento futuro das diferentes estratégias. Os dados são sempre os melhores aliados para atualizar um plano digital de acordo com o desempenho apresentado anteriormente.

 

Quais são os serviços de marketing digital que você precisa conhecer?

Marketing de conteúdo

Esta é uma estratégia de Inbound Marketing focada em resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não incluem uma campanha paga, mas que dependem da busca espontânea por um assunto para atingir o público-alvo.

Seu envolvimento se dá por meio da criação, publicação e disseminação de conteúdo e seu principal canal são os blogs corporativos, mas também se conecta a redes sociais e disparos de e-mails, por exemplo.

 

Social Media

Trata-se da utilização de redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn como canais de publicidade de produtos e serviços.

 

Design

A área de design é utilizada para criar peças e campanhas que valorizem a identidade visual do cliente e sejam capazes de divulgar essa marca no mercado. As artes criadas por designers geralmente estão relacionadas a diferentes estratégias de marketing, mas principalmente a campanhas de mídia, divulgações em redes sociais e produção de conteúdo em geral.

 

SEO

Este serviço é conhecido pelas suas técnicas de otimização de sites e páginas em geral, mas que visam melhorar a performance orgânica destes domínios através da implementação de boas práticas de registros e indexação de endereços online. Suas estratégias estão intimamente relacionadas às ações de marketing de conteúdo.

 

CRO

Este conceito é sobre a otimização que visa a conversão dos usuários de uma página: este conjunto de técnicas visa induzir a pessoa a realizar uma ação específica como uma compra, preencher um formulário ou se cadastrar, por exemplo, tudo baseado na análise de dados técnicos e comportamentais, como mapas de calor e tempo médio de permanência nos sites.

 

CRM

A sigla significa a gestão de relacionamento com o cliente, estratégia focada na satisfação e fidelização do usuário baseada na automação de processos. Um bom exemplo de ação nessa área é a execução de disparos de e-mail, o famoso e-mail marketing.

 

Mídias de performance

A estratégia de mídia de performance inclui várias ações para rastrear clientes. O marketing eficaz está, portanto, relacionado principalmente a canais pagos, como Google Ads, Facebook Ads e similares, independentemente de serem usados com o objetivo de aumentar o conhecimento da marca, geração de leads ou vendas. A implantação de anúncios e banners publicitários na internet é um bom exemplo de atuação neste segmento.

Fortalecimento do e-commerce

O isolamento social e o distanciamento físico tornaram os canais de vendas online os mais importantes e, muitas vezes, a única maneira de manutenção de diversos comércios ao redor do mundo. Portanto, mais do que nunca, é hora de dar atenção especial para a qualidade com que este tipo de estratégia é desenvolvida.

 

Mudança no posicionamento

Momentos inusitados e delicados como o atual tornam tudo mais evidente e à mercê de ainda mais julgamentos. Portanto, vale a pena refletir muito sobre a empatia transmitida na comunicação e, além disso, esse pode ser o cenário ideal para buscar protagonismo no que diz respeito a se posicionar como marca.

 

Exigência de flexibilidade

Os cenários de mercado são ainda menos estáticos em contextos de crise, por isso o próprio Google recomenda aumentar a frequência com que as estratégias de marketing e campanhas implementadas são executadas, uma vez que as tendências e necessidades dos usuários são consideravelmente mais fluidas e flexível.

 

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