Simpling

O que é um Vídeo Motion Graphics?

Publicado por
Publicado por

Simpling

Trata-se de um formato de vídeo que possui vários estilos e tem como objetivo explicar ideias de maneira dinâmica e de forma interessante.

Motion Graphics é um recurso que dá vida ao design gráfico por meio da animação, utilizando uma linguagem que mescla conceitos de design e cinema. É uma forma de fazer com que círculos, linhas, textos, ícones e outros recursos gráficos se movam na tela para contar uma narrativa.

Engloba movimento, rotação ou dimensionamento de imagens, vídeo e texto ao longo do tempo na tela, geralmente acompanhados por uma trilha sonora. É provável que você já tenha visto vários conteúdos em motion graphics sem nem mesmo saber disso. Desenhos animados, cinema,  videoclipes e comerciais de TV costumam ter esse tipo de recurso.

Mas ele também está presente em vídeos explicativos e institucionais, tutoriais, treinamentos e propagandas. Ou seja, eles são hoje um recurso eficiente para o marketing de conteúdo, atuando como mais uma forma de as marcas se conectarem com os clientes. É um formato excepcional quando o objetivo é explicar um conceito e transmitir informações. E tudo isso gerando um grande impacto visual em quem assiste aos vídeos.

A popularidade desse recurso também está diretamente relacionada a uma tendência de consumo na era digital: os vídeos. De acordo com a Cisco, 69% de todo o tráfego global de internet entre os consumidores foi ocupado por vídeos em 2017. E chegou a 82% em 2021.

Mas existe uma outra vantagem proporcionada pelo motion graphics. Ele geralmente é uma alternativa mais barata em relação a outros tipos de produção de vídeo, o que é um fator central para quem precisa fazer marketing com orçamento reduzido, pois não demanda a contratação de atores, equipamentos de filmagem, aluguel de set e todo o processo de produção que um material deste tipo precisaria.


Conheça alguns estilos de motion graphics

  • Flat Design (flat motion)

Flat design é um estilo de motion graphics que tem uma abordagem de design minimalista que enfatiza a usabilidade e defende a simplicidade e clareza em interfaces. Possui um aspecto mais limpo, espaço aberto, bordas nítidas, cores vibrantes e ilustrações “planas”.

Aqui na Simpling produzimos 3 estilos de vídeos em flat design, que nomeamos de flat motion. Os vídeos são construídos em duas dimensões (2D) e geralmente incluem um personagem, que são usados para interagir com o público, demonstrar o uso de algum produto ou serviço. São eles: 

  1. Business – Conta com traços mais reais, com olhos, boca, sobrancelha. Conseguimos customizar o personagem para ficar parecido com pessoas, dando mais realismo ao vídeo. É o estilo de vídeo mais escolhido pelos nossos clientes que optam pelo flat design.
  2. Contemporâneo – Tem um estilo mais moderno, com personagens de pernas longas e um pouco desengonçados. É bem interessante para chamar a atenção do público para explicações.

  3. Mãos Desenhando – O nome deste estilo é whiteboard, mas carinhosamente chamado de “mãos desenhando”, pois as cenas são construídas por mãos (que podem ser mãos humanas ou ilustradas) que vão desenhando objetos, personagens e textos. Muito usado também para explicações, tutoriais e para ideias complexas.
  • Motion Graphics

Da mesma forma que o flat motion, no estilo motion graphics o objetivo é aplicar vídeo a empresas, transmitindo autoridade e confiança, já que estamos falando da imagem da marca. Geralmente, são utilizadas elementos visuais limpos, ícones e poucas cores.

Podemos construir vídeo explicativos, vídeos comerciais, vídeo marketing, vídeo ads, vídeo de vendas (para automatizar o pitch comercial), vídeos de onboarding (para o cliente aprender a usar uma ferramenta, por ex) ou vídeos de topo de página (que passam a proposta de valor da sua empresa aos clientes). 

Temos um ótimo exemplo deste vídeo no topo da nossa página principal. Ele foi construído em Motion Design. 

  • Estilo 3D

O estilo 3D é composto por imagens que passam a ideia de profundidade, sendo mais próximas da realidade e conferindo um visual profissional ao vídeo. Nesse caso, o motion graphics é feito a partir de sombras, reflexos, pontos de fuga, texturas e iluminação. São esses elementos que fazem a imagem que você na tela parecer tão próxima com o ambiente real.

Hoje a animação 3D é pouco usada para fins comerciais pelo alto custo de produção. Para produzir gráficos em 3D são necessários equipamentos mais poderosos, maior tempo de produção dos elementos e, muitas vezes, construir cada elemento de cena manualmente. 

Este tipo de vídeo é bastante usado em materiais publicitários para vendas de imóveis. Com esse material em mãos o comprador pode visualizar como serão as áreas comuns do condomínio e do apartamento. Como a proposta da Simpling é entregar valor a um custo reduzido optamos por não trabalhar com este tipo de vídeo neste momento.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa?

Entre em contato com a Simpling agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa nas áreas de marketing e gestão estratégica.

Compartilhe a leitura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Receba nosso conteúdo

Veja também...

Conteúdo relacionado

por que usar tiktok ads

TikTok Ads: Por que usar?

TikTok é uma rede social cujo objetivo é produzir e compartilhar vídeos curtos sobre diversos temas, muitos dos quais eventualmente acabam viralizando na internet. Nesse sentido, a plataforma TikTok Ads visa criar anúncios que possam ser produzidos no formato de vídeos publicitários e banners.

o que é youtube ads

O que é Youtube Ads

O Youtube Ads é um serviço de mídia pago. Ao colocar anúncios em vídeos assistidos pelos usuários, as empresas têm a oportunidade de anunciar na plataforma. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode permitir que sua marca alcance pessoas com potencial para se tornarem clientes.

marketing 360º

Saiba o que é marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia concebida para dialogar com os consumidores onde quer que se encontrem de forma eficiente e integrada.

marketing de conteúdo

O futuro do marketing de conteúdo

Pensar no futuro do marketing de conteúdo é fundamental para otimizar os resultados da empresa. Essa estratégia de marketing muda constantemente, e a tendência é que isso continue acontecendo.