O que um profissional de tráfego faz nas agências?

O profissional de tráfego é fundamental para o sucesso de qualquer agência de comunicação. Sem ele, os projetos não seriam bem planejados, os resultados estariam ameaçados e o ambiente totalmente caótico! Mas, afinal, o que é um profissional do tráfego?
 

Estabelecer parceria com uma agência de comunicação é uma ação muito interessante para qualquer empresa, pois permite ter à sua disposição vários profissionais especializados e com diferentes competências. Dentro da agência, o trabalho é sempre muito intenso, com várias ações e estratégias sendo implementadas ao mesmo tempo. Para garantir que tudo corra conforme o planejado e que todas as pessoas estejam devidamente envolvidas, entra em ação o profissional de tráfego.


Você conhecerá o que é tráfego dentro de uma agência, o que esse profissional faz na prática e, também, as habilidades que ele deve ter.

 

Entenda o que é o tráfego em uma agência

Quando uma empresa contrata uma agência de comunicação e publicidade, ela confia seus negócios a esses profissionais porque a responsabilidade pelos objetivos é muito grande.


Para atender a essa expectativa, as agências concentram especialistas com diferentes conhecimentos, experiências e habilidade e altamente qualificados em suas atividades. No entanto, esse ambiente de criação, planejamento, entrega e execução pode se tornar caótico com tanta coisa ao mesmo tempo, sem mencionar as cobranças do cliente.


Assim como no trânsito urbano, podemos supor que o tráfego dentro de uma agência são os projetos e atividades que precisam ser realizados por profissionais. Imagine um cruzamento de tráfego onde várias ruas se encontram e os carros tentam ir de um ponto a outro. Se não houver semáforos e regras, ninguém pode correr e alcançar os alvos, certo?

 

 

Saiba o que faz o profissional de tráfego

Agora, conhecendo o conceito de tráfego em uma agência, vamos pensar sobre o papel do profissional de tráfego.
Podemos dizer que ele é o principal responsável por manter a ordem em todas as atividades, rotinas e atribuições. No trânsito, seria o guarda que autoriza a passagem de uns e pede a outros que esperem.


Dentro das agências, o profissional de tráfego precisa conhecer todos os projetos e atividades, pois é ele quem distribui as tarefas para a equipe. Ou seja, ele gerencia os projetos e o tempo de toda a equipe. Se você não distribuir bem as tarefas e programar o tempo necessário para concluir cada etapa, os projetos não serão entregues conforme planejado, levando a uma experiência ruim e insatisfação para seus clientes.


Para manter as coisas em ordem, o profissional deve ser bem organizado, antecipando até os problemas que podem surgir no meio do caminho. Isso é essencial para evitar atrasos e até impedimento de ações.

 

Descubra as principais habilidades desse profissional

Você entendeu o que um profissional de tráfego faz? Então faremos uma análise das principais características e capacidades que este funcionário deve possuir para alcançar um desempenho excelente.

 

Gestão

O primeiro destaque é que esse profissional precisa ser um bom gestor. A gestão precisa ser de pessoas , de tempo , de urgência e saber priorizar as atividades.

 

O profissional de tráfego está em contato com todos os membros da equipe, portanto, ele precisa saber tirar o melhor de todos e entender as habilidades, pontos fortes e fracos de cada um. Ele também precisa saber como usar o tempo.

 

No dia a dia das agências, muitas vezes acontece que os projetos surgem com prazo curto , porque os clientes estão desesperados em busca de soluções rápidas e eficazes. Se o gestor não souber definir os responsáveis e compartilhar as ações, elas podem se acumular e todo o trabalho será afetado.


O outro problema, o senso de urgência, também é fundamental, pois muitas vezes é necessário priorizar as atividades para definir o que é mais importante para cada momento.

 

Multidisciplinaridade

Uma característica interessante do profissional de tráfego é ser multidisciplinar. Precisa ter uma visão ampla dos projetos, e não precisa ter conhecimentos específicos sobre nenhum assunto.

 

Liderança, visão analítica, proatividade e facilidade para lidar com conflitos também são habilidades muito interessantes e valiosas para desempenhar esse papel dentro de uma agência de comunicação.

 

Discrição

Porém, uma coisa a ter em mente é que o profissional de tráfego é um “agente silencioso”. Ele faz o trabalho de todos seguir o fluxo certo. Quando o projeto é bem-sucedido, as glórias são repassadas para sua equipe com o papel de cada um sendo anunciado.


Porém, quando o projeto falha, esse profissional é o primeiro a ser responsabilizado. Portanto, é importante que a pessoa escolhida para o cargo esteja ciente disso antes de iniciar suas atividades.

 

Atualmente, de modo geral, as empresas já perceberam que as estratégias de marketing e comunicação são as responsáveis diretas pelo bom desempenho nos resultados e estão cada vez mais preocupadas e investindo nos profissionais.

 

Neste contexto, viram a associação a uma agência de comunicação como uma excelente solução, pois podem ter ao seu dispor o conhecimento especializado nas mais diversas áreas, com total concentração e entrega de resultados concretos. O profissional de tráfego já é de grande importância neste cenário e a expectativa é de que seja cada vez mais procurado.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa?

Entre em contato com a Simpling agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa nas áreas de marketing e gestão estratégica.

Abrir WhatsApp
Fale conosco!
Olá! 👋
Podemos ajudar? Clique em Abrir WhatsApp e vamos iniciar a conversa!