Simpling

O que um profissional de tráfego faz nas agências?

Publicado por
Publicado por

Simpling

O que um profissional de tráfego faz nas agências de comunicação e publicidade , as habilidades que deve ter para organizar as atividades da sua equipe.

O profissional de tráfego é fundamental para o sucesso de qualquer agência de comunicação. Sem ele, os projetos não seriam bem planejados, os resultados estariam ameaçados e o ambiente totalmente caótico! Mas, afinal, o que é um profissional do tráfego?
 

Estabelecer parceria com uma agência de comunicação é uma ação muito interessante para qualquer empresa, pois permite ter à sua disposição vários profissionais especializados e com diferentes competências. Dentro da agência, o trabalho é sempre muito intenso, com várias ações e estratégias sendo implementadas ao mesmo tempo. Para garantir que tudo corra conforme o planejado e que todas as pessoas estejam devidamente envolvidas, entra em ação o profissional de tráfego.


Você conhecerá o que é tráfego dentro de uma agência, o que esse profissional faz na prática e, também, as habilidades que ele deve ter.

 

Entenda o que é o tráfego em uma agência

Quando uma empresa contrata uma agência de comunicação e publicidade, ela confia seus negócios a esses profissionais porque a responsabilidade pelos objetivos é muito grande.


Para atender a essa expectativa, as agências concentram especialistas com diferentes conhecimentos, experiências e habilidade e altamente qualificados em suas atividades. No entanto, esse ambiente de criação, planejamento, entrega e execução pode se tornar caótico com tanta coisa ao mesmo tempo, sem mencionar as cobranças do cliente.


Assim como no trânsito urbano, podemos supor que o tráfego dentro de uma agência são os projetos e atividades que precisam ser realizados por profissionais. Imagine um cruzamento de tráfego onde várias ruas se encontram e os carros tentam ir de um ponto a outro. Se não houver semáforos e regras, ninguém pode correr e alcançar os alvos, certo?

 

 

Saiba o que faz o profissional de tráfego

Agora, conhecendo o conceito de tráfego em uma agência, vamos pensar sobre o papel do profissional de tráfego.
Podemos dizer que ele é o principal responsável por manter a ordem em todas as atividades, rotinas e atribuições. No trânsito, seria o guarda que autoriza a passagem de uns e pede a outros que esperem.


Dentro das agências, o profissional de tráfego precisa conhecer todos os projetos e atividades, pois é ele quem distribui as tarefas para a equipe. Ou seja, ele gerencia os projetos e o tempo de toda a equipe. Se você não distribuir bem as tarefas e programar o tempo necessário para concluir cada etapa, os projetos não serão entregues conforme planejado, levando a uma experiência ruim e insatisfação para seus clientes.


Para manter as coisas em ordem, o profissional deve ser bem organizado, antecipando até os problemas que podem surgir no meio do caminho. Isso é essencial para evitar atrasos e até impedimento de ações.

 

Descubra as principais habilidades desse profissional

Você entendeu o que um profissional de tráfego faz? Então faremos uma análise das principais características e capacidades que este funcionário deve possuir para alcançar um desempenho excelente.

 

Gestão

O primeiro destaque é que esse profissional precisa ser um bom gestor. A gestão precisa ser de pessoas , de tempo , de urgência e saber priorizar as atividades.

 

O profissional de tráfego está em contato com todos os membros da equipe, portanto, ele precisa saber tirar o melhor de todos e entender as habilidades, pontos fortes e fracos de cada um. Ele também precisa saber como usar o tempo.

 

No dia a dia das agências, muitas vezes acontece que os projetos surgem com prazo curto , porque os clientes estão desesperados em busca de soluções rápidas e eficazes. Se o gestor não souber definir os responsáveis e compartilhar as ações, elas podem se acumular e todo o trabalho será afetado.


O outro problema, o senso de urgência, também é fundamental, pois muitas vezes é necessário priorizar as atividades para definir o que é mais importante para cada momento.

 

Multidisciplinaridade

Uma característica interessante do profissional de tráfego é ser multidisciplinar. Precisa ter uma visão ampla dos projetos, e não precisa ter conhecimentos específicos sobre nenhum assunto.

 

Liderança, visão analítica, proatividade e facilidade para lidar com conflitos também são habilidades muito interessantes e valiosas para desempenhar esse papel dentro de uma agência de comunicação.

 

Discrição

Porém, uma coisa a ter em mente é que o profissional de tráfego é um “agente silencioso”. Ele faz o trabalho de todos seguir o fluxo certo. Quando o projeto é bem-sucedido, as glórias são repassadas para sua equipe com o papel de cada um sendo anunciado.


Porém, quando o projeto falha, esse profissional é o primeiro a ser responsabilizado. Portanto, é importante que a pessoa escolhida para o cargo esteja ciente disso antes de iniciar suas atividades.

 

Atualmente, de modo geral, as empresas já perceberam que as estratégias de marketing e comunicação são as responsáveis diretas pelo bom desempenho nos resultados e estão cada vez mais preocupadas e investindo nos profissionais.

 

Neste contexto, viram a associação a uma agência de comunicação como uma excelente solução, pois podem ter ao seu dispor o conhecimento especializado nas mais diversas áreas, com total concentração e entrega de resultados concretos. O profissional de tráfego já é de grande importância neste cenário e a expectativa é de que seja cada vez mais procurado.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa?

Entre em contato com a Simpling agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa nas áreas de marketing e gestão estratégica.

Compartilhe a leitura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Receba nosso conteúdo

Veja também...

Conteúdo relacionado

por que usar tiktok ads

TikTok Ads: Por que usar?

TikTok é uma rede social cujo objetivo é produzir e compartilhar vídeos curtos sobre diversos temas, muitos dos quais eventualmente acabam viralizando na internet. Nesse sentido, a plataforma TikTok Ads visa criar anúncios que possam ser produzidos no formato de vídeos publicitários e banners.

o que é youtube ads

O que é Youtube Ads

O Youtube Ads é um serviço de mídia pago. Ao colocar anúncios em vídeos assistidos pelos usuários, as empresas têm a oportunidade de anunciar na plataforma. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode permitir que sua marca alcance pessoas com potencial para se tornarem clientes.

marketing 360º

Saiba o que é marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia concebida para dialogar com os consumidores onde quer que se encontrem de forma eficiente e integrada.

marketing de conteúdo

O futuro do marketing de conteúdo

Pensar no futuro do marketing de conteúdo é fundamental para otimizar os resultados da empresa. Essa estratégia de marketing muda constantemente, e a tendência é que isso continue acontecendo.