Simpling

Qual o melhor tipo de vídeo para o meu negócio?

Publicado por
Publicado por

Simpling

Entenda o que é vídeo marketing , saiba as suas vantagens para utilizar na venda de seus produtos e os seus diversos formatos.

Quando falamos em marketing digital, o engajamento com o público-alvo é a palavra-chave da sua estratégia. Isto é, você deve envolver os seus potenciais clientes através de conteúdos relevantes e interessantes, que resolvam algum problema do consumidor e que sirva para que seja abastecido de informações relevantes.

Além disso, estude qual é o perfil dos seus clientes para que você utilize a mesma linguagem que eles e saiba quais são seus gostos e interesses. Se coloque no lugar do usuário e analise se você continuaria assistindo o vídeo depois de alguns segundos.

 

O Que é Vídeo Marketing?

Vídeo marketing é uma estratégia de Marketing de Conteúdo para que as empresas consigam atrair potenciais clientes e obtenham resultados positivos, como o aumento das vendas, a popularização de uma marca ou a fidelização de clientes, entre outras metas.

Basicamente, trata-se de um tipo de vídeo que é feito exclusivamente para conquistar a atenção do público-alvo e, para isso, utiliza-se de diversos elementos do marketing, como persuasão, demonstração de produto, tutoriais profissionais e muito mais.

Isto é, vídeo marketing é uma forma de fazer marketing digital através de um material audiovisual. Normalmente, são vídeos curtos e com linguagem específica para conversar com as pessoas que têm maior chance de comprar um determinado produto ou serviço.

Atualmente, a estratégia tem sido adotada pelos mais diversos tipos de empresas, haja vista que o YouTube é uma das plataformas mais acessadas hoje na internet e, também, a responsável por proporcionar diversos benefícios em termos de marketing para empresas de todos os portes e segmentos.

 

O formato você decide, de acordo com o orçamento disponível. É possível fazer materiais mais sofisticados ou optar por soluções mais básicas.

Neste último caso, o conteúdo pode ser trabalhado como numa vídeo-aula, por exemplo, ou a partir do uso de uma animação mais didática para esclarecer como a empresa trabalha.

Independentemente dos recursos, a vantagem do audiovisual é a melhora no nível de retenção da mensagem.
E, no final das contas, isso representa um aumento no nível de satisfação do cliente e pode até impactar positivamente nas vendas . 

Quais são as vantagens do Vídeo Marketing?

Com o sucesso dos vídeos na internet, é possível dizer que o video marketing proporciona inúmeras vantagens às empresas de todos os portes e setores. Hoje, o que os usuários buscam na web são soluções para o seu dia a dia e as empresas que conseguem se comunicar com eficiência com esse público saem na frente.

Para entender melhor a questão, é essencial levar em consideração que, de forma geral, as pessoas preferem ver vídeos do que ler um texto. É nesse sentido que o video marketing ajuda as empresas: melhorando a comunicação com o público-alvo de forma estratégica.

Entre as principais vantagens que o video marketing proporciona às empresas, estão: aumento das vendas, fidelização de clientes, popularização de marcas, produtos e serviços, melhora no ranqueamento do Google e muito mais. Ou seja, os benefícios do video marketing para empresas se referem a resultados efetivos. Pois, quando a sua empresa consegue prender a atenção do público-alvo, é muito mais provável que esses potenciais clientes façam a compra e, além disso, indiquem os seus produtos aos amigos, familiares e conhecidos.

Fazer marketing com vídeo, portanto, é algo que tem se mostrado como uma ferramenta eficiente para melhorar os resultados de empresas.

 

Formatos de vídeos mais adequados:

  • Vídeos explicativos

Vídeos são conhecidos como formatos de conteúdos que oferecem como principal vantagem o consumo rápido. Por isso mesmo, os usuários adoram vídeos em que pessoas ou marcas explicam coisas para eles.

Algumas ideias de vídeos explicativos que certamente vão aumentar o engajamento e o número de visualizações do seu canal são apresentações sobre produtos ou como usá-los da melhor forma possível. São conteúdos audiovisuais que ajudam a antecipar possíveis dúvidas dos consumidores, podendo até mesmo encurtar a jornada de compra.

Para as empresas, trata-se de um excelente formato para esclarecer as dúvidas do seu público em relação aos produtos e serviços. A ideia é simples: em vez de contar o que precisa ser feito, mostre para o usuário.

A atração pelo formato justifica-se, afinal não dá para comparar a facilidade do vídeo para explicar algo, principalmente quando pensamos nos longos e complicados textos dos manuais de instrução.

Detalhe importante: os tutoriais funcionam muito bem para capturar a atenção de quem entrou na internet querendo saber “como fazer” tal coisa, ou seja, aumentam as chances de a marca ter um bom resultado nos serviços de busca.

  • FAQ Vídeo

Sabe aquelas dúvidas que os clientes sempre têm sobre a sua empresa e/ou produto ou serviço? Analise com atenção a possibilidade de produzir um vídeo (ou até mesmo uma série) para respondê-las.

O formato você decide, de acordo com o orçamento disponível. É possível fazer materiais mais sofisticados ou optar por soluções mais básicas.

Neste último caso, o conteúdo pode ser trabalhado como numa vídeo-aula, por exemplo, ou a partir do uso de uma animação mais didática para esclarecer como a empresa trabalha.

Independentemente dos recursos, a vantagem do audiovisual é a melhora no nível de retenção da mensagem.
E, no final das contas, isso representa um aumento no nível de satisfação do cliente e pode até impactar positivamente nas vendas .

  • Vídeos Tutoriais

Dependendo do segmento de negócio inserido, nem sempre é fácil permitir que seu público-alvo entenda como seu produto ou serviço funciona. Se ele não entender, ele não acreditará. Os tutoriais em vídeo são uma ferramenta que pode fornecer aos espectadores uma abordagem passo a passo fácil de absorver, melhorando assim a experiência do usuário com o produto / serviço. 

Você sabe o que acontece quando os usuários da Internet têm uma boa experiência com vídeo? Ele compartilha com outros contatos. Isso significa aumentar organicamente sua cobertura e possivelmente aumentar suas vendas de mercadorias. Portanto, as informações de conteúdo devem ser consistentes com a imagem da sua empresa.

Cada vez mais pessoas procuram respostas para perguntas na Internet. Mais de 80% dos dados de tráfego da rede correspondem a vídeo. Quem puder responder a essas perguntas com materiais audiovisuais se destacará da competição. Portanto, os tutoriais em vídeo têm se mostrado um elemento extremamente importante para atrair, educar e reter consumidores. Além de melhorar a experiência do usuário e aumentar as previsões de vendas de produtos, os vídeos também têm uma boa perspectiva de compartilhamento, o que só ajudará na imagem e na influência da sua marca. 

  •  Causas públicas

Quer algo mais alinhado com os valores do seu público? Que tal associar a marca com causas públicas?

No ambiente empresarial, é importante evitar temas polêmicos, porém nada impede que você mostre que sua empresa é engajada, preocupa-se com o bem-estar do seu cliente.

Por que não produzir vídeos relacionados à educação financeira dos consumidores ou sobre como melhorar o comportamento ao volante, cuidados com o lixo ou o comportamento ético, por exemplo?

Analise, também, a possibilidade de apoiar campanhas ligadas à área de saúde ou mesmo desenvolvimento e capacitação profissional.

Veja que o vídeo é o mais indicado para esse tipo de assunto, uma vez que as imagens são mais eficazes para sensibilizar as pessoas, estabelecer a pretendida conexão emocional.

  • Vídeo case

Para entender a importância do vídeo case, pense no seu comportamento como espectador: em vez de um texto descritivo sobre determinado projeto, não é mais interessante acompanhar os resultados por meio de um vídeo?

Com o uso dos recursos adequados, a exposição ficará mais dinâmica, até em razão da possibilidade de incluir entrevistas ou testemunhais dos clientes.

Dependendo do projeto, que tal incluir gravações que mostrem como o cliente interagiu com o produto ou serviço?

  • Treinamento

Os vídeos marketing sobre treinamento são extremamente polivalentes e eficazes. Você pode usá-los para ensinar o seu consumidor ou futuro cliente, como é a correta utilização dos seus produtos e serviços. Ou para dar dicas práticas de como o seu produto pode ser útil na vida deles.

Além de servirem como um ótimo canal de interação com o público, vídeos de treinamento também são extremamente úteis para se comunicar internamente com a sua empresa, oferecendo treinamento e dicas para os seus funcionários. Portanto, saber como fazer vídeo marketing de treinamento é de extrema importância em várias etapas da sua cadeia produtiva/venda.

  • Demonstração de produto

Trata-se, essencialmente, de um tutorial sobre o produto. O vídeo deve explicar o que é o produto e porque vale a pena tê-lo, caso seu público-alvo seja potenciais clientes. Se optar por focar em clientes com experiência de uso do produto, o vídeo também pode apresentar funções novas e usos avançados. Em ambos os casos, enfatize a forma como o produto é eficiente, inteligente e de fácil manuseio, visando aumentar a taxa de conversão.

Estudos indicam que as pessoas têm uma tendência 64% maior de comprar um produto pela internet após assistirem um vídeo. Mas esta não é a única vantagem: assistir um vídeo é muito mais agradável do que ler um longo texto descrevendo a mercadoria, além de ser um conteúdo agradável que vai dar uma animada no site – seu SEO agradecerá!

  • Televisão

Mesmo com a entrada do serviço de streaming, como Netflix e Amazon, a tv ainda é considerada como uma importante ferramenta de comunicação em massa para a publicidade.

Apesar de possuir um custo elevado em relação a outros meios, a televisão é, de fato, capaz de causar grande impacto, já que possibilita inúmeras opções de períodos e horários, permitindo a inserção em programas distintos e com diferentes durações.

Outro ponto forte, é a segurança que uma propaganda veiculada nesse tipo de mídia transmite ao público se comparada a anúncios da internet, por exemplo. Além da incontestável influência exercida pela mídia televisiva, os resultados podem ser observados em um período relativamente curto, o que facilita na hora de avaliar se os objetivos foram realmente atingidos.

Entretanto, tanto os custos de produção das peças quanto os valores de inserção de anúncios são relativamente altos, nesse caso, se os objetivos esperados não são atingidos, o prejuízo pode ser grande.

Diante disso, ao escolher a mídia televisiva para a divulgação de uma campanha, deve-se avaliar com muita atenção as informações contidas no Briefing, tomando o cuidado necessário para que orçamentos exorbitantes não sejam feitos em vão.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa?

Entre em contato com a Simpling agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa nas áreas de marketing e gestão estratégica.

Compartilhe a leitura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Receba nosso conteúdo

Veja também...

Conteúdo relacionado

por que usar tiktok ads

TikTok Ads: Por que usar?

TikTok é uma rede social cujo objetivo é produzir e compartilhar vídeos curtos sobre diversos temas, muitos dos quais eventualmente acabam viralizando na internet. Nesse sentido, a plataforma TikTok Ads visa criar anúncios que possam ser produzidos no formato de vídeos publicitários e banners.

o que é youtube ads

O que é Youtube Ads

O Youtube Ads é um serviço de mídia pago. Ao colocar anúncios em vídeos assistidos pelos usuários, as empresas têm a oportunidade de anunciar na plataforma. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode permitir que sua marca alcance pessoas com potencial para se tornarem clientes.

marketing 360º

Saiba o que é marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia concebida para dialogar com os consumidores onde quer que se encontrem de forma eficiente e integrada.

marketing de conteúdo

O futuro do marketing de conteúdo

Pensar no futuro do marketing de conteúdo é fundamental para otimizar os resultados da empresa. Essa estratégia de marketing muda constantemente, e a tendência é que isso continue acontecendo.