O marketing em vídeo tem sido uma ferramenta muito eficaz no mundo dos negócios. Essa forma muito atrativa de se comunicar com o público tem ajudado a empresa a aumentar as taxas de conversão, estabelecer uma reputação online e aumentar sua credibilidade.
A maioria das marcas de maior sucesso em diferentes segmentos de mercado tem adotado essa abordagem e mantém uma produção consistente desse tipo de conteúdo para manter uma posição de liderança em um mercado altamente competitivo.
Por ter tantas abordagens possíveis, sempre existe o risco de cometer erros e prejudicar a imagem de sua marca por sugestões incorretas. Não deixe isso acontecer com você!
A melhor forma é seguir as tendências desse segmento de mercado e utilizar métodos que se revelaram eficazes. Desta forma, você pode garantir a implementação correta para sua empresa e eliminar o risco de erros.
6 Tendências de marketing em vídeo
SEO
SEO tem sido uma estratégia amplamente utilizada em conteúdo digital e, recentemente, também se tornou uma tendência em vídeo.
Usar a estratégia certa de SEO em conteúdo de marketing de vídeo pode fazer seu conteúdo se destacar do público que o procura.
Para garantir que a posição do seu vídeo no Google e no YouTube seja boa, você precisa pesquisar palavras-chave, adicionar tags relevantes e investir em ferramentas que melhorem a experiência do usuário, como legendas.
Motion graphics
A animação é muito versátil e pode se adaptar a quase qualquer tipo de conteúdo em sua empresa.
Usar câmeras, luzes e apresentadores reais é uma maneira, mas não a única.
O uso de motion graphics está se tornando cada vez mais uma forte tendência no marketing de vídeo. Basta pesquisar os estilos possíveis e como eles se encaixam nas preferências do público que você pretende atingir e na identidade de sua marca.
Distribuição nas redes sociais
Para que o conteúdo do seu vídeo seja visto e atraia o público certo, é necessário usar a plataforma certa. Nesse caso, as redes sociais são boas aliadas.
Aproveite as plataformas que sua marca já existe e comece a publicar seus vídeos nessas plataformas. Evite vincular diretamente ao YouTube e prefira fazer upload localmente nessas redes para usar todos os seus recursos e expandir seu alcance.
Webséries
Se você pode criar uma websérie, por que se limitar a alguns vídeos? Esta é uma das tendências do marketing de vídeo que pode alavancar as suas visualizações e sucesso.
Uma das principais atrações das webséries é poder deixar seu público “viciado” com o conteúdo, permitindo que ele volte quando houver um novo episódio. A garantia dessa audiência será muito positiva.
Uso em anúncios pagos
Hoje, a maioria das plataformas de publicidade digital oferece suporte ao uso de vídeo. Portanto, ao utilizar este tipo de publicidade, você tem a oportunidade de aumentar muito suas chances de sucesso.
Esta não é apenas a minha opinião, porque é totalmente orientada por dados: de acordo com pesquisas, 72% das empresas que usam vídeo em seu conteúdo promocional viram sua taxa de conversão aumentar.
Live streaming

As lives se tornaram um recurso onipresente nas plataformas digitais e você deve ter notado isso. Mas eles também podem se tornar ativos valiosos em sua estratégia de marketing de vídeo.
Para tanto, é fundamental desenvolver conteúdos de interesse do público-alvo e utilizar a “transmissão ao vivo” para agregar valor. Lembre-se de usar um bom equipamento e manter uma boa conexão para evitar tropeços.
Implemente as tendências de marketing de vídeo acima e comece sua estratégia da maneira certa. No ambiente digital, as pessoas estão cada vez mais competindo por atenção, então você precisa ter certeza de que está fazendo isso da maneira certa em todas as áreas.