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Tudo que você precisa saber sobre mídia programática

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A mídia programática é uma forma automatizada na compra e venda de inventários para a propaganda e também publicidade, que vai desde meios digitais até mesmo aos meios offline.

É um processo onde as empresas adquirem um espaço comprado para anunciar seus produtos ou seus serviços, de uma maneira mais eficiente e sem que exista a necessidade de uma negociação humana, ou seja, realizada com a intermediação de uma pessoa. Tudo é feito de forma automática e totalmente digital.

Maneiras da mídia programática ajudar no Marketing Digital

A mídia programática facilita o processo de compra de anúncios online porque você pode exibir campanhas em vários sites em uma única operação. Além disso, traz mais relevância porque a maioria das estratégias se concentra na compra de públicos, não de canais.

Outro grande diferencial é a segmentação, que permite que as mensagens sejam altamente personalizadas e específicas para cada público-alvo. Por exemplo, a empresa também pode apresentar ideias diferentes para o interesse ou intenção de compra de cada consumidor.

Com tudo isso, o retorno do investimento é maior, pois a mídia é mais precisa, reduzindo a dispersão dos recursos. A melhor parte é que diferentes estratégias podem ser testadas e otimizadas durante o evento para aumentar as chances de obter melhores resultados.

A mídia programática é adequada para todos os tipos de negócios porque traz benefícios para todas as empresas. É altamente recomendável para aumentar o reconhecimento e despertar o desejo de compra dos usuários e, ao mesmo tempo, aumentar o tráfego no site de pessoas com perfis de consumidor dos anunciantes. Por meio de uma estratégia bem estruturada, a mídia programática também pode ajudar a melhorar o desempenho, gerar leads ou vendas. Isso porque afeta os consumidores que sinalizam por meio de navegação (como cookies e pixels) o interesse em adquirir um determinado produto ou serviço.

Vantagens de mídia programática em vídeo:

  • Transmissão e memorização

Devido ao dinamismo da mídia em vídeo, é mais fácil transmitir informações. Esse tipo de publicidade também tem maior probabilidade de causar impacto na mente do público, que pode associar sua marca a determinados conceitos ou ideias por meio de vídeos.

Portanto, quando se deseja transmitir rapidamente informações densas para fins mais pedagógicos, o vídeo é um recurso indispensável.

  • Confiabilidade

Por meio da publicidade em vídeo, você pode transmitir a mensagem com clareza. Essa estratégia confere maior credibilidade ao público e deixa uma boa impressão em sua marca ou produto.

  • Público-alvo

Anúncios em vídeos conseguem captar melhor a atenção da audiência pois são mais cativantes. Por exemplo, esse tipo de mídia requer menos esforço para entender do que o texto em um banner.

  • Segmentação

Assim como nas campanhas de mídia programática em formato display, as campanhas de vídeo também fornecem os mesmos recursos de posicionamento. Você pode criar conteúdo personalizado para cada tipo de público que deseja alcançar, o que geralmente é muito eficaz.

Formato de negociações

Aquisição de mídia programática pode ser realizada por meio de diversos formatos de negociações: Custo por View (CPV), Custo por Clique (CPC), Custo por Mil impressões (COM), Custo por Lead (CPL), Custo por Aquisição (CPA) e Custo por Download (CPD). Todos eles, no entanto, são negociados por meio de leilões.

Antes de adquirir mídia programática, você deve determinar os objetivos estratégicos da campanha e quais formatos serão usados: display, social, vídeo e mobile. Como a mídia tradicional, cada formato tem vantagens e desvantagens. No entanto, a maior diferença da mídia programática é a forma de obtenção de anúncios, que podem ser de duas maneiras:


Através de mídia de reserva, em que o anunciante “encomenda” um inventário junto a publisher, estabelecendo uma rede personalizada de anúncios. Ou por meio de ferramentas “Demand Side Platform” (DSP), em que se adquirem inventários de todos os veículos relevantes para os propósitos da campanha e que estejam conectados à plataforma.


No primeiro método, a aquisição de mídia tem um valor fixo, e o número de impressões da obra costuma ser pago, geralmente em CPV(no caso de vídeos) ou em CPC/CPM (quando a campanha é em banners). Já no segundo método, a compra pode ser realizada por meio de um leilão, em que o anunciante concorre com outros, podendo adquirir todos os formatos.


Mais que uma tendência, a mídia programática já é uma realidade consolidada. O seu crescimento deve aumentar consideravelmente nos próximos anos. Investir em formatos de publicidade mais assertivos é um dos passos que empresas de todos os tamanhos podem dar para atingir públicos certos no momento mais apropriado.


Por meio dos dados fornecidos pela própria ferramenta, novos insights são gerados continuamente. A informação pode não apenas melhorar a entrega de atividades específicas, mas também todo o processo de comunicação. Com profissionais qualificados e ferramentas avançadas, erros podem ser reduzidos, resultados mais confiáveis e maior escala podem ser alcançados.

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