Simpling

marketing e vendas vídeo para empresas b2b b2c

Marketing e vendas: diferença entre vídeo para empresa B2B e B2C [2021]

Publicado por
Publicado por

Simpling

O marketing e as vendas dentro da empresa dependem de vários fatores. Um deles é o tipo de público que a marca atende: B2B e B2C. Para cada tipo de vídeo para empresa, existem algumas distinções que precisam ser consideradas na hora de pensar no marketing e nas estratégias a serem usadas.

O vídeo B2B (Business to Business) é um vídeo entre empresas, ou seja, um vídeo produzido de uma empresa para outra empresa.

Já o vídeo B2C (Business to Consumer) é um vídeo dirigido diretamente ao cliente final. Ao contrário dos vídeos B2B, que tendem a ser mais técnicos, os vídeos B2C tendem a ser mais eficazes quando se concentram em emoções e personagens diversificados.

Vídeos B2B

Business to Business b2b

De empresa para empresa, esta é a nossa melhor definição de vídeo B2B, que visa transmitir informações, oportunidades de negócios e comércio entre duas empresas.

O vídeo B2B substitui as negociações físicas entre empresas, que podem ser feitas na Internet de forma mais simples e rápida. É interessante usar gráficos explicativos e dinâmicas diferentes para conseguir transmitir a ideia principal.

Uma característica importante do vídeo B2B é que, quando se trata de negociações entre empresas, as opções de compra geralmente são consideradas em conjunto e frequentemente envolvem negociações entre níveis hierárquicos.

Você deve ter cuidado ao criar vídeos B2B, porque a primeira pessoa na empresa-alvo a assistir ao vídeo geralmente não é o tomador de decisão final, portanto, os argumentos usados no vídeo devem levar isso em consideração.

Este é um dos maiores pontos fortes do vídeo para a negociação B2B: o vídeo certo acabará se tornando uma ferramenta na mão daquele colaborador que assistir, que podem usar o vídeo para vender a solução para seu gerente, supervisor ou o diretor da empresa.

O vídeo é particularmente eficaz para transmitir profissionalismo e simplificar conceitos complexos, mas as informações contidas no vídeo devem ressoar tanto com os funcionários da linha de frente quanto com os gerentes da empresa do seu público-alvo, e cada um espera que informações específicas sejam abordadas no vídeo.

Ambos os espectadores gostam de vídeos curtos, mas por razões diferentes: No vídeo B2C, porque o vídeo consome seu tempo livre, o público em geral quer vídeos curtos, enquanto os espectadores B2B querem vídeos curtos porque podem executar seu trabalho mais rápido.

Vídeos B2C

Business to consumer b2c

Da empresa ao consumidor. O vídeo B2C é a melhor forma de comunicação entre a empresa e o cliente final, visa uma melhor interação e confiança entre o dono do negócio e aquele que procura uma solução (neste caso, o cliente).

Se você possui uma produtora ou uma prestadora, o vídeo B2C é uma forma de levar conteúdo diretamente aos seus clientes.

Aqui precisamos lidar melhor com as emoções das pessoas de formar a produzir vídeos de marketing que possam estimular a parte emocional.

O vídeo B2C tem capacidades de comunicação mais fortes porque é produzido diretamente entre a empresa e o consumidor final do produto ou serviço.

Portanto, podemos dizer que o vídeo B2C é mais personalizado pela comunicação instantânea que proporciona. Além disso, não se esqueça que definir o público-alvo do vídeo B2C é essencial para facilitar o trabalho do designer que vai elaborá-lo

Diferenças entre vídeo B2B de B2C

Por fim, vamos detalhar as principais diferenças entre o vídeo para empresas B2B e os vídeos B2C. 

A principal diferença entre eles é que o primeiro visa a transferência de informações entre duas empresas ou mesmo um grupo de empresas, sendo amplamente utilizado nas negociações online entre essas empresas.

Por outro lado, o vídeo B2C possuem como foco principal os clientes, ou seja, para transmitir conteúdos de uma forma que não requeira intermediário, sendo a comunicação mais instantânea e mais disponível.

Os vídeos B2C tem que ser mais humanos, focando no uso da linguagem mais simples com uso de personagens, humor e emoção.

Portanto, o mais importante para o seu negócio é utilizar essas duas formas de vídeo para que sua empresa veja qual delas irá se adaptar melhor ao seu negócio.

Para atingir os consumidores finais diretamente, use vídeos B2C que podem transmitir mais emoções, enquanto para empresas, use vídeos B2B para criar projetos tão bons e mais detalhados quanto possível.

Compartilhe a leitura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Receba nosso conteúdo

Veja também...

Conteúdo relacionado

por que usar tiktok ads

TikTok Ads: Por que usar?

TikTok é uma rede social cujo objetivo é produzir e compartilhar vídeos curtos sobre diversos temas, muitos dos quais eventualmente acabam viralizando na internet. Nesse sentido, a plataforma TikTok Ads visa criar anúncios que possam ser produzidos no formato de vídeos publicitários e banners.

o que é youtube ads

O que é Youtube Ads

O Youtube Ads é um serviço de mídia pago. Ao colocar anúncios em vídeos assistidos pelos usuários, as empresas têm a oportunidade de anunciar na plataforma. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode permitir que sua marca alcance pessoas com potencial para se tornarem clientes.

marketing 360º

Saiba o que é marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia concebida para dialogar com os consumidores onde quer que se encontrem de forma eficiente e integrada.

marketing de conteúdo

O futuro do marketing de conteúdo

Pensar no futuro do marketing de conteúdo é fundamental para otimizar os resultados da empresa. Essa estratégia de marketing muda constantemente, e a tendência é que isso continue acontecendo.