Simpling

Por quê inserir legendas nos vídeos

Publicado por
Publicado por

Simpling

Descubra a importância de inserir legendas em vídeo e os benefícios de legendar o seu vídeo.
Hoje em dia, está cada vez mais comum encontrar vídeos legendados. Isso porque as legendas aumentam o alcance das publicações, principalmente por torná-las mais acessíveis a diferentes públicos. Entenda porque inserir legendas nos seus vídeos.

Para os mecanismos de busca na internet, como YouTube e Google, as legendas em vídeos potencializam o SEO da página, blog ou site, visto que contribuem de forma positiva para a experiência do usuário.

Além do mais, legendas nos vídeos passam a ideia de ser uma produção bem feita e de qualidade. São detalhes importantes que podem mudar toda a experiência do usuário.

E que fazem a diferença na vida de alguns. Afinal, muitos internautas são deficientes auditivos, por exemplo. Ou não podem ouvir o áudio naquele instante. Ou simplesmente, apenas a imagem não lhe chamou a atenção o suficiente para ver o vídeo até o final!

Motivos para você inserir legendas em seus vídeos:

  • Alcance

O seu vídeo pode chegar até alguém que fale a mesma língua em que está o seu vídeo. Mas essa pessoa pode ser de uma região ou até de um país diferente. Ela, por diferenças culturais e por maneirismos de linguagem, acaba não entendendo perfeitamente tudo o que está sendo dito.

É uma grande oportunidade de expandir seus negócios para o exterior. E fazer-se conhecido em outros lugares, aumentando a sua autoridade no seu ramo.

Outro motivo para legendar seus vídeos diz respeito ao vídeo SEO. Isto é, os mecanismos de busca, como o Google e o Youtube, tendem a valorizar vídeos com legenda. Desse modo, você aumenta o alcance de pessoas fazendo com que sua mídia tenha melhor posicionamento nessas ferramentas.

Otimizar o seu vídeo para as ferramentas de SEO auxiliam bastante na sua estratégia de Vídeo Marketing.

 

  • Comodidade

O ideal é a sua marca estar presente na vida das pessoas em todas as ocasiões, sem que nenhuma possível barreira venha a se tornar uma de fato.

Exemplo: uma pessoa está assistindo um vídeo em determinado momento, mas não pode ativar o som do conteúdo.

Se as imagens contidas no vídeo não forem suficientes para expressar a mensagem sem o som, as chances de rejeição são enormes.

 

  • Acessibilidade

A acessibilidade do seu conteúdo é um ponto muito importante, que deve ser pensado além da estratégia do marketing.

Por mais que você se preocupe com questões como a qualidade do seu áudio, não se esqueça de que existem pessoas que são deficientes auditivas. E elas não poderão ouvir o som da locução, dos efeitos sonoros, etc. E o seu conteúdo pode e deve ser acessível a todas essas pessoas.

Então, considere legendar o seu vídeo pensando também nelas, para que elas possam estar a par com o seu conteúdo. Consequentemente, para que elas também possam interagir com a sua marca.

Por outro lado, há momentos em que o usuário não pode ouvir o áudio, seja por estar em um local público, ou por não ter fones de ouvido E as legendas seriam ideais para momentos como esses!

Inclusive, há casos em que, se o vídeo não tiver a opção de legendas, a pessoa desistirá de assisti-lo.

 

  • Destaque

Destacar o seu conteúdo dos concorrentes, é importante, não é mesmo? Para isso, o SEO auxilia no ranqueamento da sua empresa. Isso porque plataformas como o Google e YouTube valorizam vídeos que contenham legenda. Dois benefícios de uma só vez: aumento da acessibilidade/alcance e melhor posicionamento de busca.

O processo de legendagem de um vídeo é simples, embora trabalhoso.

No momento da edição do conteúdo, o profissional precisa transcrever o áudio em texto, adicionar a legenda e ajustá-las até sincronizar com a fala. A fim de facilitar o processo, plataformas como YouTube e Facebook permitem que o arquivo com a legenda seja incluído logo após o upload do vídeo, basta ter o documento contendo a legenda transcrita.

 

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa?

Entre em contato com a Simpling agora mesmo e saiba como podemos ajudar a sua empresa nas áreas de marketing e gestão estratégica.

Compartilhe a leitura

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Receba nosso conteúdo

1 comentário em “Por quê inserir legendas nos vídeos”

  1. Pingback: Como funciona a produção de vídeos com a Simpling? – Simpling

Comentários encerrados.

Veja também...

Conteúdo relacionado

por que usar tiktok ads

TikTok Ads: Por que usar?

TikTok é uma rede social cujo objetivo é produzir e compartilhar vídeos curtos sobre diversos temas, muitos dos quais eventualmente acabam viralizando na internet. Nesse sentido, a plataforma TikTok Ads visa criar anúncios que possam ser produzidos no formato de vídeos publicitários e banners.

o que é youtube ads

O que é Youtube Ads

O Youtube Ads é um serviço de mídia pago. Ao colocar anúncios em vídeos assistidos pelos usuários, as empresas têm a oportunidade de anunciar na plataforma. Por meio de ferramentas de segmentação, você pode permitir que sua marca alcance pessoas com potencial para se tornarem clientes.

marketing 360º

Saiba o que é marketing 360º

O marketing 360º é uma estratégia concebida para dialogar com os consumidores onde quer que se encontrem de forma eficiente e integrada.

marketing de conteúdo

O futuro do marketing de conteúdo

Pensar no futuro do marketing de conteúdo é fundamental para otimizar os resultados da empresa. Essa estratégia de marketing muda constantemente, e a tendência é que isso continue acontecendo.